quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FÓRUM INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO EM SÃO JOSE DO RIO PRETO

Educação
 
Em Rio Preto
São José do Rio Preto, 26 de Outubro, 2011 - 6:30
Fórum internacional debate educação

Maria Stella Calças

 
Edvaldo Santos
Telma: “Possibilidade de professores alargarem horizontes”
Rio Preto sedia, hoje e amanhã, um Fórum Internacional de Educação, com participação de educadores de 45 cidades da região e palestrantes nacionais e internacionais. Com o tema “Gestão na Educação: Avaliação e Qualidade”, o evento enfocará as políticas de cooperação entre os municípios da região na área educacional. “A ideia é tratar das questões da qualidade da educação sob diversos pontos de vista.

Fortalecer as políticas e programas na própria região e as possibilidades de interlocução da região com o governo e organizações de educação internacional”, explica o especialista em educação César Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), que organiza o evento. Estarão presentes professores da região, estudantes, representantes das cidades, do governo estadual, de instituições como a Fundação Roberto Marinho e especialistas na área.

Além das palestras, também haverá espaço para troca de experiências entre os representantes dos municípios. “Um Fórum Internacional como este traz a possibilidade de professores de toda a região alargarem seus horizontes. Esse intercâmbio é muito importante”, afirma a secretária Municipal de Educação, Telma Antonia Marques Vieira.

Para Callegari, um dos pontos fortes do debate, que recebeu 851 inscrições, será a presença do professor da Universidade do Chile, dirigente nacional do “Colegio de Profesores de Chile” e diretor executivo da Revista Docência, Guillermo Scherping Villegas.

“Ele é um dos dirigentes do sindicato nacional dos professores do Chile, que vive hoje grandes manifestações pedindo uma reforma na educação do País. O Chile está no centro das questões sobre educação hoje em dia, e o professor Guillermo tem uma visão muito clara da educação nos países latino-americanos”, afirma o presidente do IBSA.

Telma afirma que é preciso esse tipo de troca de experiências e informações para melhorar a educação como um todo. “O que precisamos fazer é analisar tudo o que nos for mostrado e discutir com a região o que temos condição de implantar em nosso sistema.”

Fórum permanente

A secretária de Educação de Rio Preto afirma que a intenção é que se forme um polo integrado dos municípios da região para que o Fórum se torne algo permanente. “Rio Preto sediou esse primeiro encontro por ser polo de vários movimentos e encontros. Tivemos várias reuniões durante a elaboração desse primeiro Fórum. Agora a ideia é formar um grupo permanente de cidade para organizarmos, periodicamente, fóruns como esse e as próximas edições podem ser em outras cidades”, diz Telma.

Sem comentários:

Enviar um comentário